domingo, 22 de maio de 2011

ITPeople Talk- A moda na Itália e no Brasil

Escrevi uma matéria sobre moda que foi publicada no Jornal Buon Giorno do Bom Dia feito especialmente para as comemorações da festa italiana deste ano.

Agora você pode conferir o conteúdo também aqui.

La Bella Figura

A Itália sempre foi um dos berços mundiais da moda, desde as cortes dos Médici e dos Gonzaga até os dias de hoje com os estilistas contemporâneos como Valentino, Roberto Cavalli, Versace, Emilio Pucci, Dolce e Gabbana entre outros.

Associada ao glamour, alta qualidade e ao luxo extremo, a moda italiana sempre impactou fortemente na cultura e na sociedade do país.

A alfaiataria impecável representada por Ermenegildo Zegna e Giorgio Armani, a perfeição artesanal dos sapatos de Salvatore Ferragamo, a elegância discreta da Gucci, a magia aliada ao glamour da Prada e os tricôs listrados em zigue e zague da icônica Missoni são alguns dos nomes que continuam inspirando o legado de sofisticação e elegância que o país mantém desde sempre.

Frida Giannini da Gucci
Roberto Cavalli

Giorgio Armani
E a engrenagem italiana da moda funciona há muito e continua a todo vapor instalando tendências, se reinventando em cada detalhe e associando o nome de seus “filhos estilistas” à perfeição artesanal na produção de roupas e acessórios. E tudo isso alinhavado ao eterno repertório de arte, tradição e história.

O estilo dos italianos

Os italianos têm um estilo refinado e unem moda e elegância, requinte e bom gosto. O luxo é presente e caracteriza-se pela perfeição do corte e atenção nos mínimos detalhes, unindo a modernidade e a tradição artesanal.

O povo italiano ama o prazer e sabe apreciar as coisas boas da vida e isso se reflete em seu jeito de se vestir.

A afirmação da personalidade e o sentir-se bem na própria pele e ao mesmo tempo manter a elegância natural são características muito presentes na vida desse povo tão intenso.

Brasil, o país que está na moda

O Brasil está em evidência e os próximos anos serão de grandes oportunidades no segmento da moda para o nosso país. Muitas das grifes internacionais estão sondando o potencial nacional e outras marcas já se mostram bem interessadas em fincar os pés em território brasileiro.

Essa convergência de olhares acontece devido a alguns fatores: o crescimento da indústria têxtil, o estabelecimento de um calendário de moda no Brasil e por fim a valorização da identidade brasileira, que representa toda nossa referência como povo, são alguns dos elementos que contribuíram para que o Brasil virasse a bola da vez.

O SPFW se tornou o veículo mais forte da América Latina para a divulgação da moda brasileira e fez com que a cidade de São Paulo passasse a integrar o eixo dos principais centros de moda do planeta. Além de trazer uniformidade às iniciativas isoladas dentro do segmento, o evento incentivou estilistas à criatividade e a profissionalização de seus negócios e serviu de mola propulsora para o reconhecimento desses profissionais lá fora.

Nomes como Alexandre Herchcovitch, Carlos Miele, Gloria Coelho, Reinaldo Lourenço, Ronaldo Fraga e Amir Slama se transformaram em referência e se tornaram destaque no cenário internacional.

Gloria Coelho
Alexandre Herchcovitch
Amir Slama
As supermodelos brasileiras como Gisele Bündchen, Raquel Zimmermann, Isabeli Fontana entre outras conquistam passarelas importantes e atraíram os olhares gringos para cá.

Agora é preciso manter os olhos bem abertos para todas as oportunidades que vierem e plantar nossa arte e cultura, cultivar nossa história para colher identidade e tradição, assim como fazem os italianos.

O estilo do brasileiro

Cores vivas, liberdade e conforto são palavras de ordem dentro do estilo de se vestir do povo brasileiro.


Aqui a praticidade é levada a sério. Roupas que servem para várias ocasiões são bem vindas no guarda- roupa nacional.

O brasileiro é descontraído e alegre e expressa esse sentimento também de na hora de se vestir. Originalidade e naturalidade são características da personalidade made in Brazil.


O Brasil é um país de clima quente e por isso, os brasileiros têm preferência por roupas feitas de matéria prima de alta qualidade e em tecidos leves e fluidos que garantem conforto e ao mesmo tempo valorizam o corpo.

Fotos: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Talk, Talk!

Talk, Talk!
itpeople.br@hotmail.com